Sáb. Jan. 13 | horas: 18:00 -
Comemorações do 120º aniversário da Restauração do Concelho de Marvão

ver mais [+]

Informação - Candidaturas ao IFRRU 2020

Estão abertas as candidaturas ao financiamento de projetos no âmbito do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, incluindo a promoção da eficiência energética.

O IFRRU 2020, que atua em todo o território nacional, é um instrumento financeiro criado no âmbito do Portugal 2020, cujo objetivo é o financiamento de operações de reabilitação urbana, incidentes nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) delimitadas pelos Municípios.

Os apoios correspondem a empréstimos com condições mais vantajosas para os promotores face às atualmente existentes no mercado, para a reabilitação integral de edifícios, destinados a habitação ou a outras atividades, incluindo as soluções integradas de eficiência energética mais adequadas no âmbito da reabilitação, com um investimento total, por operação, até 20 milhões de euros.

As candidaturas podem ser apresentadas junto dos quatro bancos selecionados através de concurso público internacional, com prévia qualificação, para atuar no âmbito do IFRRU 2020: o Santander Totta, o Banco Português de Investimento (BPI), o Millennium BCP e o Banco Popular Portugal.

A entidade responsável pela gestão das garantias é a Sociedade Portuguesa de Contragarantia Mútua (SPGM), que gere o Fundo Português de Contragarantia Mútua.

No âmbito do IFRRU 2020, os pedidos de financiamento são apresentados no momento que o investidor considera mais oportuno para o seu investimento, não havendo, em cada ano, fases pré-determinadas para a apresentação e decisão sobre as candidaturas, nem limites ao número de pedidos de financiamento.

A formalização de candidaturas faz-se em três passos:

1. Pedido de parecer de enquadramento ao Município de Marvão;

2. Certificado Energético do imóvel antes da intervenção, elaborado por perito qualificado pela ADENE;

3. Pedido de financiamento junto dos bancos selecionados.

Informação detalhada sobre como preparar o pedido de financiamento ao IFRRU 2020 em: http://www.portaldahabitacao.pt/pt/portal/reabilitacao/ifrru/02XCandidaturas.html

Informação e documentação - Áreas de Reabilitação Urbana - Concelho de Marvão em: http://www.cm-marvao.pt/pt/urbanismo/areas-de-reabilitacao-urbana