Edifício Central da Fronteira de Marvão vai ser requalificado

As obras de requalificação e adaptação da antiga Estação Transfronteiriça de Porto Roque - Galegos (ala sudeste), para instalação do Centro de Inovação Turística do Tejo Internacional, arrancam durante o mês de fevereiro, com intervenções que vão preservar, totalmente, a memória do edificado.

O Município pretende que este Centro seja a “porta de entrada” na região do Tejo Internacional, e potencie estratégicas turísticas diferenciadoras e produtos turísticos inovadores.

Posteriormente, o Município vai também requalificar e concessionar, a privados, o restaurante desativado, que se encontra na ala noroeste do Edifício Central da Fronteira. Esta intervenção faz parte de um plano estruturado que vai permitir a revitalização e dinamização de todo o Conjunto Histórico-Arquitetónico.

Aliar a recuperação do património construído, à divulgação do património gastronómico da raia, através de um modelo de gestão sustentável, que reforce a coesão territorial e aumente os fluxos turísticos com origem na Extremadura Espanhola, são os objetivos da instalação deste Equipamento de Restauração de Apoio à Divulgação do Património Gastronómico da Zona Raiana.

Estas duas intervenções, juntamente com a requalificação das infraestruturas de apoio às habitações do bairro residencial de Porto Roque, implicam um investimento de cerca de um milhão de euros, prevendo-se que, no verão de 2019, as obras estejam totalmente concluídas.