Home » Igreja de São Tiago
Um verdadeiro monumento religioso onde o deslumbre não fica aquém da fé de quem a visita.
Situada a pouca distância de Santa Maria, no mesmo plano, é paróquia do século XIV, igualmente, da Ordem do Hospital, passando a Priorado de Malta.
O volume arquitetónico próximo da igreja anterior, conserva grande parte, além do espaço, dos elementos primitivos góticos.
Portal com gablete encimado por uma cruz, integrando arquivoltas quebradas com molduras redondas, capitéis simples, sem decoração, colunas e bases lisas.
A fachada mostra uma janela retangular sobre o portal e uma torre com dois olhais, rematada por uma semi esfera.
Interiormente, conserva o espaço primitivo: três naves, separadas por três arcos quebrados, de cada lado, sustentadas por pilares de granito, abóbada de madeira, tipo “masseira”.
A capela mor, relativamente recente, tem um retábulo com trono aberto em alvenaria, substituindo um antigo de talha.
No lado esquerdo, encontra-se uma capela com estrutura gótica, abóbada de arcos quebrados (nervuras), sustentados por colunelos. O altar é barroco, de talha, século XVII. Ainda se encontram “restos” de uma capela dedicada a São Pedro.
De frente, está outra capela, igualmente barroca, em mármore de Extremoz, século XVIII, azulejada, tal como o arco que a enquadra, com azulejos do século XVII.
Este complexo arquitetónico oferece um conjunto de valores diversificados que vão desde o gótico, século XIV/XV, até ao século XVIII, onde se integra um sacrário pintado do Renascimento, mal conservado e um valioso conjunto de paramentos de seda, veludo, brocado, do século XVI ao século XVIII.