6º Festival Internacional de Música de Marvão já tem datas marcadas
Atualizado em 14/09/2018Atualizado em 14/09/2018
A 5ª edição do Festival Internacional de Música de Marvão (FIMM) consolidou-o como um dos mais notáveis festivais de música clássica em Portugal e um dos maiores eventos da região. E já tem datas para a edição de 2019.
Depois de elevar a fasquia com mais de 40 concertos em Portugal e Espanha, o cenário magnífico que a vila de Marvão proporciona vai voltar a receber, no topo do mundo, o Festival Internacional de Música, entre os dias 19 e 28 de julho de 2019, atraindo diversos artistas de classe mundial e que habitualmente não vêm a Portugal.
Na última edição, cerca de 7.500 visitantes assistiram aos 10 dias de programação nos concelhos de Marvão, Portalegre e Valencia de Alcántara (Espanha) e, pela primeira vez, também de Castelo de Vide. O Festival registou uma participação recorde de artistas portugueses, entre os mais de 300 artistas de mais de 20 nacionalidades presentes.
Para Luís Vitorino, presidente do Município de Marvão, “o Festival Internacional de Música é já um dos eventos de referência do município e tem vindo a afirmar-se no panorama nacional e internacional, promovendo Marvão e toda a região nos quatro cantos do mundo. Concertos e momentos fantásticos, um público incrível que enche a vila de Marvão de vida e um cenário absolutamente maravilhoso”.
O autarca conclui com um convite aos quase 8 mil visitantes que marcaram presença nesta edição. “Queremos voltar a recebê-los no próximo ano e esperamos que se apaixonem por esta região maravilhosa e que regressem, aproveitando para conhecer todas as maravilhas que Marvão tem para oferecer”.
A quinta edição do FIMM contou com um cartaz de luxo, onde se destacaram as presenças da Orquestra Estatal de Atenas, em estreia em Portugal, do Maestro alemão e criador do festival, Christoph Poppen, da soprano Juliane Banse, da violinista Veronika Eberle, do Maestro Victorino d’Almeida e Erika Pluhar, do jovem clarinetista Horácio Ferreira, do fadista Rodrigo Costa Félix, da Orquestra de Câmara de Colónia, do Coro Gulbenkian, entre muitos outros.
Num cenário magnífico, com os concertos de abertura e de encerramento a terem lugar no Castelo de Marvão, o FIMM teve a presença de convidados ilustres como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, entre outros representantes do corpo diplomático de várias nacionalidades e autarcas, que se deslocaram a Marvão para assistir ao concerto da Orquestra Estatal de Atenas.