Município de Marvão promove Dia do Empresário
Atualizado em 11/05/2015Atualizado em 11/05/2015
O Município de Marvão promove, dia 15 de maio (sexta-feira), o Dia do Empresário, no Ninho de Empresas, em Santo António das Areias, de forma a reconhecer a capacidade empreendedora dos empresários marvanenses e promover a atividade empresarial do concelho.
A sessão de abertura está agendada para as 10h, com a presença de Victor Frutuoso, presidente do Município de Marvão. Após esta sessão, Aline Simão (New Performance) vai abordar o tema “Da Ideia ao Negócio, Inovar na criação de Empresas”.
A partir das 11h, Luís Castilho, da CCDR-A (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo), Carlos Nogueiro, da CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo) e Isabel Abreu, da ADER-AL (Associação para o Desenvolvimento Rural do Norte Alentejo), vão apresentar o “Alentejo 2020”, Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 e as possibilidades de acesso aos fundos comunitários.
Durante a tarde (14h30), Jorge Bandeiras, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), vai falar sobre o programa de apoio ao empreendedorismo e criação do próprio emprego. Já João Carlos Farinha, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), vai apresentar a marca Natural.pt, uma iniciativa de promoção integrada do território, dos produtos e dos serviços existentes nas áreas protegidas.
A partir das 15h30, José Manuel Pires (vereador do Município), vai apresentar o projeto “Marvão Futuro” e o 2º Concurso Municipal de Ideias de Negócio. Resultado de uma parceria do Município com a ADRAL, IEFP, e a Associação “Terras de Marvão”, o Projeto “Marvão Futuro” pretende promover o emprego e fixar jovens que queiram desenvolver a sua própria ideia de negócio no concelho. As candidaturas ao “Marvão Futuro” encontram-se abertas até final do ano.
O 2º Concurso Municipal de Ideias de Negócio decorre até 30 de Junho e visa a seleção, avaliação e valorização de ideias e/ou projetos inovadores, num setor de atividade especifico – Agricultura, Indústria Agroalimentar e Floresta – que potenciem a valorização dos recursos endógenos do Concelho de Marvão, fomentando a criação e/ou redefinição de novas empresas e o lançamento de novos negócios no nosso território.
O evento termina com um Marvão d’Honra.