6º Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara
Atualizado em 10/08/2018Atualizado em 10/08/2018
A apresentação, em antestreia nacional, do filme “Raiva”, de Sérgio Tréfaut, assinala o início oficial do Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara. O Castelo é o palco escolhido para a abertura deste evento transfronteiriço, cuja aposta passa por apresentar cinema de autor, em itinerância, por lugares emblemáticos da raia luso-espanhola.
O programa deste ano abarca um conjunto de cerca de quarenta títulos, entre documentários, ficção e animação, com uma larga representação de filmes e autores dos dois países ibéricos.
Os filmes serão apresentados, maioritariamente, em sessões noturnas ao ar livre, estando anunciada a presença de vários dos realizadores, entre eles, Sérgio Tréfaut, Catarina Mourão, Hugo Magro e, ainda, os espanhóis Joaquín Rodrigo, Rubin Stein, Josep Lluís Penadès, Rodrigo Canet y Eva Urbano.
Aos palcos habituais do Festival – Marvão, Valencia de Alcántara, Galegos, Fontañera, Portagem, Beirã e Santo António das Areias – somam-se, este ano, as localidades de Cedillo e Malpartida de Cáceres, em Espanha, e Castelo de Vide e Porto da Espada, em Portugal.
Antes do arranque oficial do Festival, têm lugar duas sessões especiais, em Cedillo, a 8 e 9 de agosto, nas quais serão projetados os documentários “Guadalquivir”, de Joaquín Gutierrez Acha, e “Luna Grande, Un tango por Garcia Lorca”, de Juan José Ponce.
Já em Marvão, dia 10, com o Castelo por cenário, decorre a projeção de “Raiva”, filme inspirado numa obra literária do escritor Manuel da Fonseca, no qual se retrata o Alentejo rural antes do 25 de Abril. Sérgio Tréfaut, o premiado realizador e autor desta adaptação cinematográfica, vai apresentar o filme, na companhia do ator e protagonista, Hugo Bentes.
Programação completa em: http://www.periferiasfestival.com/programa/