XIII Festival Al Mossassa recebe estatuto de EcoEvento
Atualizado em 02/10/2018Atualizado em 02/10/2018
Pela primeira vez, o Festival Al Mossassa vai receber o estatuto de EcoEvento, certificado pela VALNOR. Alertado para a importância da defesa do ambiente e com o objetivo de contribuir para diminuir a pegada ecológica e promover as melhores práticas ambientais, o Município de Marvão pretende apoiar a implementação de um sistema de prevenção de resíduos no evento.
Esta é uma aposta do Município de Marvão na vertente ecológica e ambiental, e, para tal, vão ser colocados vários ecopontos no recinto do evento, na parte alta da vila de Marvão, convidando os participantes, as equipas de apoio e os espectadores, a fazer a separação dos resíduos produzidos para o respetivo contentor.
Ao disponibilizar os equipamentos para a deposição de resíduos, nomeadamente sacos verdes, azuis e amarelos, que permitem a separação dos resíduos de embalagens recicláveis (papel/ cartão, plástico/ metal e vidro), o Município pretende preservar a qualidade ambiental do espaço onde decorre o evento e mostrar a sua preocupação com as questões da sustentabilidade.
Num regresso ao passado, a vila de Marvão recua até ao séc. IX para recordar as suas origens e o ambiente vivido na época, com uma celebração cultural única. O Festival Al Mossassa (Festa da Fundação), que se realiza nos dias 5, 6 e 7 de outubro, pretende ser, sobretudo, uma homenagem a Ibn Marúan, figura ímpar e visionária, rebelde fundador de Marvão e da vizinha Badajoz.