Construção do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CRO) já arrancou
Atualizado em 16/01/2020Atualizado em 16/01/2020
Já começaram os trabalhos de construção do CRO – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, em Santo António das Areias. Obra que representa um investimento global no valor de 129.602,46 euros + IVA.
O Município de Marvão tem-se debatido, nos últimos anos, com a problemática crescente da existência de animais vadios ou errantes, dispersos nas vias e locais públicos.
Assim, com o objetivo claro de garantir a saúde pública (controlo sanitário – vigilância de zoonoses graves, como a raiva, etc.), o bem-estar animal e tranquilizar as populações, o Município decidiu promover a construção de um local de alojamento temporário – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CRO) – adaptado à própria realidade.
Este CRO vai ter a capacidade para alojar 40 animais (20 cães e 20 gatos), para além de uma box para outro animal (espécie indefinida) que possa ali ser entregue.
Construído num lote com cerca de 1276,00m2 e afastado da zona habitacional urbana, junto ao futuro Parque de Máquinas do Município, em Santo António das Areias, o CRO vai garantir a segurança e tranquilidade da população, assim como o bem-estar dos animais ali acomodados.
Nas zonas adjacentes ao CRO estão também garantidos espaços adequados às necessidades fisiológicas e etológicas dos animais, que asseguram a possibilidade de prática de exercício físico e exposição ao ar livre.
Em termos genéricos, o edifício divide-se em duas áreas distintas:
– Área de instalações técnicas e gabinetes (sala de esterilização/tratamento, receção, zona administrativa, balneário de funcionários, gabinete veterinário, arrumos e armazém de rações);
– Área de alojamento dos animais (celas individuais ou comuns, zonas de quarentena, cela de isolamento para quarentena antirrábica, etc.).