Município assinalou 122º aniversário da Restauração do Concelho de Marvão
Atualizado em 27/01/2020Atualizado em 27/01/2020
O Município assinalou, dia 24 de janeiro, na Câmara-Velha – Casa da Cultura, o 122º aniversário da Restauração do Concelho de Marvão, com a apresentação pública da Candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia a Património da Humanidade e a respetiva Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia.
Uma cerimónia que contou com a presença do presidente do Município de Marvão, Eng.º Luís Vitorino, do Presidente da Assembleia Municipal, Enf. Jorge Marques, da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Dra. Ana Paula Amendoeira, da Coordenadora da Candidatura, Dra. Margarida Alçada, da porta-voz do grupo de trabalho de Marvão, Dra. Vânia Rosa, assim como dos representantes dos Municípios de Almeida, Elvas e Valença, parceiros na elaboração do dossier de candidatura a Património Mundial da UNESCO.
Discurso do presidente do Município de Marvão, Eng.º Luís Vitorino, na sessão de boas-vindas:
“Hoje comemoramos 122 anos da restauração do concelho de Marvão. Mas a história de Marvão é muito mais longa.
Pelo nosso território passaram povos muçulmanos, judeus, romanos e cristãos. Temos uma herança histórica e cultural muito forte. Somos um concelho que é parte integrante da História de Portugal. Da História e do futuro.
Neste dia de festa, de memória e de celebração, projetamos também o futuro com a apresentação da Candidatura a Património Mundial da UNESCO das Fortalezas Abaluartadas da Raia, estruturadas numa Rota das Fortalezas, que é da maior importância para a economia social de Marvão.
Agradeço ao grupo de trabalho pelo trabalho realizado até ao momento que cumpriu os objetivos de entrega do dossier antes do final do ano de 2019, conforme estipulado.
Saúdo, especialmente, o nosso grupo de trabalho aqui presente. A Prof. Hermelinda Carlos, o Prof. Jorge Oliveira e o Arq. Nuno Lecoq, assim como aos técnicos de Almeida, Elvas e Valença.
Porque a história e o turismo estão ligados no impacto, cada vez mais visível no panorama económico-social do nosso concelho, quero aproveitar a presença da Sra. Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Dra. Ana Paula Amendoeira, para sublinhar que o seu apoio e ajuda são decisivos para podermos, em conjunto, alavancar a candidatura do nosso Património comum, a Património da Humanidade.
Neste dia de comunhão, do que significa ser marvanense, apelo também a todos para que conheçam o nosso Boletim Municipal, ferramenta essencial para que a população de Marvão se mantenha informada de tudo o que se passa na nossa comunidade, e de tudo o que é mais relevante para a sua vida e o seu trabalho quotidianos.
Hoje inauguramos ainda a nova iluminação do Castelo de Marvão, um sistema de 104 projetores LED para a iluminação monumental decorativa do nosso grande símbolo, que tanto peso tem na nossa promoção turística e cultural, é certo, mas também na nossa identidade mais profunda.
Obrigado a todos por terem vindo e Viva Marvão.”