Marvão assinala Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância
Atualizado em 12/04/2021Atualizado em 12/04/2021
Durante o mês de abril, o Castelo ilumina-se de azul, para assinalar o “Mês da Prevenção do Maus-Tratos na Infância”, numa iniciativa conjunta do Município e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Marvão.
O “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, lançado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, é uma campanha nacional de prevenção, de qualquer forma de violência contra crianças e jovens, sob o lema “Serei o que me deres…que seja AMOR”.
Veja o vídeo oficial da campanha em:
O “Movimento Laço Azul” nasceu em 1989, na Virgínia, Estados Unidos. Este movimento conta a história de Bonnie W. Finney, que teve a iniciativa de colocar uma fita azul na antena do seu carro, de modo demonstrar a sua dor face aos acontecimentos trágicos de que tinham sido vítimas os seus netos.
As crianças tinham sido maltratadas pela mãe (filha de Bonnie) e pelo namorado, e uma terá morrido vítima das agressões.
E porquê o azul? Para esta avó o azul representava as nódoas negras espalhadas pelos pequenos e delicados corpos dos netos e um alerta constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus tratos. E rapidamente, o movimento ganhou dimensão mundial.
Esta história mostra-nos o efeito que a preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público em geral relativamente aos maus tratos em crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.