“Viagem a Portugal” de Fábio Porchat passou pelo Castelo de Marvão
Atualizado em 16/11/2022Atualizado em 16/11/2022
Assinala-se, dia 16 de novembro, o centenário do nascimento de José Saramago (1922-2010), o primeiro e único escritor português (e da língua portuguesa) galardoado com o Premio Nobel da Literatura.
“De Marvão vê-se a Terra toda. Compreende-se que neste lugar o viajante murmure respeitosamente: que grande é o Mundo!”, escreveu José Saramago na sua “Viagem a Portugal”.
Na série que celebra os 40 anos desta obra, um roteiro poético e histórico de Portugal, o Castelo de Marvão vai estar em destaque no episódio gravado no passado mês de fevereiro, com Fábio Porchat, famoso ator e humorista brasileiro da “Porta dos Fundos”.
Não perca, no próximo sábado (19 de novembro), a partir das 22h00, na RTP1.
Sobre a Viagem a Portugal
Estávamos nos anos 80 quando foi publicada a célebre obra Viagem a Portugal, de José Saramago. Entre crónicas, narrativas e recordações, o Nobel da Literatura eternizou em palavras o seu olhar daquela que foi uma das viagens da sua vida: percorreu lés a lés um país mergulhado na tradição. Agora, quarenta anos depois, a mesma viagem é feita pelo humorista brasileiro Fábio Porchat que, em televisão, mostra o que hoje é Portugal.
Pelos sítios visitados e registados por José Saramago na sua obra, Fábio Porchat vai provar “as mesmas comidas e até o mesmo vinho”, acompanhadas de boas conversas com quem, um dia, privou com o escritor. Um olhar curioso e divertido sobre um Portugal desconhecido e sobre as suas gentes e lugares.
A viagem tem início em Miranda do Douro, em Trás-os-Montes, e termina em Sagres, no Algarve. Em todos os locais por onde irá passar, Fábio Porchat promete um olhar moderno sem esquecer a memória do tempo.