Agenda de eventos transfronteiriços de Marvão e Valencia de Alcántara retomada
Atualizado em 12/07/2023Atualizado em 12/07/2023
As equipas de trabalho do Município de Marvão e do Ayuntamiento de Valencia de Alcántara reuniram esta terça-feira, 11 de julho, com o intuito de retomar a sua agenda cultural transfronteiriça e iniciar a preparação de diversos eventos já agendados.
Já a 3 de agosto, no âmbito do Festival Transfronteiriço “Boda Régia”, a Portagem volta a receber a recriação histórica da chegada do Rei D. Manuel I a Marvão. Junto à Ponte Quinhentista da Portagem, o público vai poder assistir a um espetáculo de teatro, comédia, dança e música.
Nos dias seguintes (4, 5 e 6 de agosto), as celebrações da Boda Régia centram-se em Valencia de Alcántara, com a presença de uma comitiva marvanense na recriação histórica do casamento real, celebrado em 1497, entre o Rei de Portugal, D. Manuel I, “O Venturoso”, e a Infanta D. Isabel, filha dos reis católicos.
No dia 17 de setembro, o edifício do Centro de Inovação Turística do Tejo Internacional, na fronteira de Galegos, será palco para a realização do V Abraço Solidário Transfronteiriço. Este evento vai incluir uma conferência transfronteiriça dedicada às alterações climáticas e um espetáculo de música folk.
Para 22 de outubro está também já agendada a 5ª Caminhada Transfronteiriça entre as Estações Ferroviárias de Valencia de Alcántara e da Beirã, num percurso com cerca de doze quilómetros de distância.
Paralelamente a estes eventos já anunciados, começaram a ser delineadas novas atividades de cariz desportivo e cultural, que pretendem enriquecer a agenda de eventos transfronteiriços de Marvão e Valencia de Alcántara, até final deste ano.