Apresentação do PGF do Perímetro Florestal da Serra S. Mamede, Quinta dos Olhos d’Água e S. Salvador
Updated on 17/03/2015Updated on 17/03/2015
As instalações do antigo Viveiro do Perímetro Florestal da Serra de S. Mamede, no Reguengo, recebem, dia 20 (sexta-feira), às 14h30, a apresentação pública do Plano de Gestão Florestal (PGF) do Perímetro Florestal da Serra S. Mamede, Quinta dos Olhos d’Água e S. Salvador.
O PGF desempenha um papel crucial no processo de melhoria e gestão das áreas florestais já que operacionaliza as orientações estratégicas contidas no respetivo Plano Regional de Ordenamento Florestal (PROF), e encontra-se em período de apresentação pública, até dia 1 de abril.
As áreas objeto deste Plano encontram-se sob a gestão do Departamento de Conservação da Natureza e das Florestas do Alentejo, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Estas áreas estão ainda incluídas no Parque Natural de S. Mamede e no Sítio de Importância Comunitária de S. Mamede (Rede Natura 2000).
A sua elaboração representa um passo importante na incorporação de diretivas de planeamento regional, fundamentadas em conceitos técnicos para a condução destes mesmos espaços, acompanhando a validade do PROF do Alto Alentejo para a sub-região homogénea da Serra de São Mamede, bem como de outros planos de enquadramento regional.
No âmbito do protocolo estabelecido entre o ICNF e a Ventoculto, no qual as entidades se comprometeram a unir esforços no sentido de promoverem a beneficiação de povoamentos florestais, bem como outras ações na perspetiva da multifuncionalidade da floresta e dos recursos associados ao Perímetro Florestal da Serra de S. Mamede, concretizou-se uma mudança na composição florestal na Mata Norte do Perímetro Florestal com a plantação de dez mil plantas de carvalho negral (Quercus pyrenaica) em 12ha.
Com esta intervenção pretende-se modificar o povoamento puro para um povoamento misto de pinheiro bravo e carvalho negral. Esta alteração visa contribuir para a diversificação dos povoamentos e para a melhoria da qualidade paisagística do alto de S. Mamede. Além disso, está-se também a proceder à beneficiação do souto através da gestão do estrato arbustivo, redução de densidade de pinheiro bravo e plantação de novos castanheiros.
A partir das 16h, realiza-se uma visita aos trabalhos em curso (plantação de carvalho-negral e gestão de souto), no Pico de S. Mamede.