Home » Atividade Municipal » Arquivo Municipal
A Câmara Municipal de Marvão informa que o seu arquivo se encontra disponível para consulta dos munícipes e de todos os interessados em fazer investigação.
O Arquivo Histórico Municipal encontra-se disponível para consulta ao público, nas instalações e horário de funcionamento da Casa da Cultura.
É, no entanto, aconselhável fazer marcação prévia, através dos contactos da Casa da Cultura (camara.velha@cm-marvao.pt - 245 909 137), de forma a melhor gerir os pedidos de consulta e o espaço disponível.
O inventário da documentação encontra-se disponível para download e consulta nesta página.
Por ainda não se encontrar devidamente identificado e acondicionado, a consulta do Arquivo Intermédio deve ser procedida de um pedido por escrito, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Marvão, indicando o que se pretende consultar e qual a finalidade.
Após a identificação da documentação, verificação do estado de conservação e inexistência de constrangimentos legais que impossibilitem a consulta, o requerente será contactado para marcação do horário e local da consulta.
Salvo indicação em contrário, a reprodução de documentos está autorizada.
Se a consulta der lugar a um trabalho ou publicação, agradece-se que o mesmo seja enviado à Câmara Municipal de Marvão.
Em 2018/19, o Arquivo Intermédio foi transferido para novas instalações em Santo António das Areias (antiga fábrica da “Celtex”, junto ao edifício dos Bombeiros Voluntários de Marvão) e contém, na sua maioria, documentação dos séculos XX e XXI da Câmara Municipal.
Pretende-se gerir, identificar e acondicionar corretamente a documentação, por forma a garantir a sua segurança, preservação e acesso.
Integrado, desde o final de 2002, no Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais (PARAM), o Arquivo Histórico Municipal de Marvão conta atualmente com uma sala de depósito, uma sala de leitura e está pela primeira vez aberto ao público. Todos os turistas que fazem a visita guiada à Câmara Velha têm oportunidade de visitar este espaço.
Com cerca de 23 ml. de documentação, engloba não só o fundo da Câmara Municipal (1647-1941), mas também o da Administração do Concelho (1810-1921), o do Convento de Nossa Senhora da Estrela (1790-1820), o do Juízo de Órfãos (1760-1853), as várias Juntas da Paróquia do concelho (1842-1877) e, finalmente, o fundo do Julgado de Paz de Marvão (1837-1910).
Existe ainda um fundo pertencente à Liga dos Filhos e Amigos de Marvão que desenvolveu atividades na década de Sessenta do século XX, bem como uma coleção de cartazes das festividades do concelho (1937-1995). Desde maio de 2003 foi integrado, também, em regime de depósito, o acervo documental que constitui o Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Marvão (1595-1920).
O Arquivo Municipal, instalado na Casa da Cultura e que contém apenas a documentação relativa ao acervo histórico, conta, na sua tipologia documental, com atas de vereação, documentos de receita e despesa, correspondência, recenseamento escolar e militar, recenseamento de eleitores e elegíveis, matrículas dos expostos, entre muitos outros.