Caleiras da Escusa classificadas como Monumento Nacional
Atualizado em 29/05/2014Atualizado em 29/05/2014
As Caleiras da Escusa, na freguesia de S. Salvador da Aramenha, foram classificadas como Monumento Nacional, como consta no Decreto nº 29/2012, publicado no Diário da República, 1ª série, nº 225, de 21 de Novembro, e na Portaria nº 284/2014, publicada no Diário da República, 2ª série, nº 82, de 29 de Abril, sendo também fixada a respectiva zona especial de protecção.
Os Fornos e Caleiras da Escusa constituem uma importante memória de actividade de fabrico de cal no concelho de Marvão, sendo plausível que tal actividade, outrora tão relevante para a economia local, remonte ao período romano.
Estas estruturas, cujo número e carácter monumental é raro no nosso País, estão situadas na proximidade da pedreira que as fornecia e mantêm ainda as suas principais características arquitectónicas e funcionais, constituindo assim um núcleo de superior interesse histórico e patrimonial.
A classificação das Caleiras da Escusa tem por base os critérios constantes do artigo 17º da Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro, relativos ao interesse do bem como testemunho notável de vivências históricas, à extensão do bem e ao que nele se reflecte do ponto de vista da memória colectiva, à sua importância do ponto de vista da investigação histórica e às circunstâncias susceptíveis de acarretarem diminuição ou perda da sua integridade.
Pode consultar os diplomas em www.patrimoniocultural.gov.pt