Centro de Interpretação das FAR
Atualizado em 20/01/2021Atualizado em 20/01/2021
No contexto da história da fortificação mundial, as Fortalezas Abaluartas de Almeida, Elvas, Marvão e Valença preconizam o equilíbrio conseguido na arte de atacar e de defender, sustentado pela competência técnica proveniente de centros de saber e da experiência de diversificadas origens, e fomentado pela política ativa da coroa portuguesa.
Tendo presente esta realidade, os municípios de Valença, Almeida, Marvão e Elvas uniram-se no sentido de apresentarem este conjunto de Fortalezas ao selo de Património da Humanidade pela UNESCO.
O projeto das Fortalezas Abaluartadas da Raia – com a criação de uma Rota Temática – envolve a criação de quatro Centros de Interpretação, em cada um dos municípios envolvidos, de forma a oferecer, aos seus visitantes, um produto turístico assente neste recurso patrimonial único.
Neste sentido, surge a necessidade de serem asseguradas as obras no antigo Forno do Castelo, de modo a permitir a instalação do Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartadas da Raia (FAR) em Marvão.
As intervenções previstas nesta empreitada respeitam a uma intervenção na cobertura da edificação e no seu interior, de modo a dotar o espaço de melhores condições de conforto e segurança.
A estimativa de custo deste procedimento, por empreitada, é de 39.990,00€ + IVA.