Comemoração da Restauração do Concelho de Marvão
Updated on 19/01/2015Updated on 19/01/2015
A Restauração do Concelho de Marvão ocorreu em 1898, mas actualiza-se sempre que cada um dos Marvanenses recupera a sua memória e o seu simbolismo. As celebrações do seu 117.º aniversário estão agendadas para o dia 24, a partir das 15h, no Largo de Santa Maria, com o Hastear da Bandeira da Rede de Cidades e Vilas de Excelência.
Com esta certificação, Marvão obtém o reconhecimento do seu desenvolvimento integrado, sustentável, posicionando-se, cada vez mais, como um território de excelência para residentes e visitantes.
“A Rede de Cidades e Vilas de Excelência foi lançada pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, com a concepção de que as cidades e vilas podem tornar-se acessíveis e inclusivas, com dinâmicas económicas no centro histórico, com mais e melhor turismo e desenvolvimento sustentável”.
Depois desta cerimónia, pode assistir, na Casa da Cultura, à apresentação do 2º Concurso Municipal de Ideias de Negócio e dos projectos “Marvão Futuro”, “Conquistar Marvão” e “Marvão para Todos – Turismo Inclusivo”.
Com a iniciativa “2º Concurso Municipal de Ideias de Negócio de Marvão”, o Município, em colaboração com a ADRAL, procura continuar a incentivar a população e empresas a apresentarem ideias de negócio inovadoras para a região, de forma a contribuírem para o crescimento e desenvolvimento da economia local.
O projecto “Marvão Futuro” é uma iniciativa de apoio à criação do próprio emprego, destinada a jovens desempregados, com idades compreendidas entre os 18 e 29 anos de idade, e resulta de uma parceria entre o Município, a Associação “Terras de Marvão”, a ADRAL e o IEFP.
A aplicação Conquistar Marvão, da startup marvanense SOLOMO, combina as mais recentes tendências tecnológicas e sociais. Esta proposta inovadora vai ao encontro das alterações tecnológicas e de consumo, e com a massificação dos smartphones, será uma mais-valia e um óptimo complemento ao entendimento de todo o Património Marvanense.
“Marvão para Todos – Turismo Inclusivo” é o nome de um projecto pioneiro, através do qual o Município pretende implementar corredores de acessibilidade nos principais núcleos urbanos do concelho, com o objetivo de melhorar, significativamente, a qualidade de vida dos marvanenses e dos turistas que nos visitam.
“Turismo Acessível pode ser definido como a fruição da actividade turística (produtos, serviços e ambientes turísticos), que é acessível a todas as pessoas, com deficiência ou não, e que inclui todos aqueles que possam apresentar temporariamente ou permanentemente limitações de mobilidade, de audição, de visão, cognitivas e psicossociais, de forma independente e com equidade e dignidade”.
No final será servido um Marvão d’Honra.
O Município convida todos os marvanenses a celebrarem esta importante data da nossa história.