Compostores e mini-oleões disponíveis para entrega nas Juntas de Freguesia
Atualizado em 05/04/2024Atualizado em 05/04/2024
Se pretende realizar compostagem doméstica e reciclar óleos alimentares usados, de forma a contribuir para a sustentabilidade ambiental, pode solicitar o seu compostor e mini-oleão num das Juntas de Freguesia do concelho.
Estes equipamentos foram adquiridos no âmbito dos projetos Marvão +Sustentável (mini-oleões) e RecolhaBio (compostores), sendo destinados aos resíduos orgânicos domésticos e aos óleos alimentares usados.
Num dos seus eixos, o projeto Marvão+Sustentável pretende promover a separação, reutilização e valorização dos resíduos orgânicos e óleos alimentares usados produzidos no concelho.
Já projeto RecolhaBio, permitirá dar início ao processo de compostagem doméstica no concelho de Marvão, contribuindo para a proteção, preservação e melhoria da qualidade do ambiente, para a promoção da saúde pública e para a utilização prudente, eficiente e racional dos recursos naturais.
A valorização, reciclagem e reutilização dos biorresíduos incrementará a economia circular, conduzindo à redução das quantidades de depósito em aterro, à diminuição dos gases com efeito de estufa (gás metano) e à redução dos respetivos custos de recolha e transporte.
A produção doméstica de composto, reutilizável em jardins e hortas, contribuirá para incrementar a agricultura biológica, diminuir o desperdício alimentar e criar novos hábitos de consumo, tratamento e gestão dos resíduos verdes e alimentas domésticos.
De relembrar que o projeto RecolhaBio integra um projeto-piloto de compostagem doméstica, tendo sido já entregues compostores a 25 agregados familiares do concelho, após adesão voluntária à iniciativa.
Junte-se a este projeto.