Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com “Arquivo da Memória”
Atualizado em 11/04/2014Atualizado em 11/04/2014
Este ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de Abril, é dedicado ao tema “Lugares da Memória”. Neste dia, a Fundação Cidade de Ammaia promove visitas guiadas ao Museu e ruinas da Cidade Romana. No Laboratório de Conservação e Restauro será possível visualizar vídeos com a recriação da cidade em 3D (projecto Radio-Past).
O Município associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, promovidas pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), e em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia e o Agrupamento de Escolas do concelho, dinamiza o projecto “Arquivo da Memória.
Nos dias 14, 15 e 16, no Convento de Nossa Senhora da Estrela, em Marvão, um grupo de seis jovens alunos marvanenses, vai transmitir as suas aptidões em matéria de tecnologia digital aos mais idosos (utentes da Santa Casa da Misericórdia).
O objectivo desta iniciativa é identificar e registar histórias pessoais e artefactos, através de um registo fotográfico e em vídeo, para construir um arquivo que preserve a memória possível. Esta acção comunitária promete envolver e inspirar jovens e idosos, numa lógica intergeracional.
Instituído pelo ICOMOS em 1982, e aprovado pela UNESCO, no ano seguinte, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios pretende aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para a sua protecção e conservação, chamando a atenção para a sua vulnerabilidade.