Dia Internacional Para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres
Atualizado em 25/11/2019Atualizado em 25/11/2019
O Município de Marvão, o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD) da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Portalegre, a CIMAA e outros seis municípios do Distrito assinalaram, hoje, o Dia Internacional Para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Esta ação, promovida no âmbito do Plano Intermunicipal para a Igualdade do Alto Alentejo Este, consistiu na exposição, em locais estratégicos de cada município, de vários manequins femininos/bustos com adereços alusivos à Mulher, bem como outros que, habitualmente, não são associados a esta. Em cada manequim/busto foi colocada a frase “SEM MEDO DE SER MULHER”.
A iniciativa, a que se os municípios de Arronches, Campo Maior, Castelo de Vide, Elvas, Monforte e Portalegre também se associaram, visa combater os estereótipos de género, especificamente os estereótipos em torno da Mulher, designadamente, o papel de mãe e de dona-de-casa, a ideia da Mulher como “sexo mais fraco”, como sensível, frágil, submissa e objeto sexual.
Pretende-se, assim, causar impacto na comunidade, promovendo a sua reflexão em torno das ideias construídas socialmente acerca da Mulher, no sentido de promover a desconstrução do que é SER MULHER e, por sua vez, a promoção de uma CULTURA SEM MEDO, onde a Mulher possa ser o que quiser, vestir o que quiser, nas suas múltiplas expressões.