Documentário sobre a escultora Maria Leal da Costa em estreia
Atualizado em 07/08/2017Atualizado em 07/08/2017
O documentário “O Gesto Escultórico”, sobre o trabalho da escultora Maria Leal da Costa, é apresentado, em estreia, no dia 11 de agosto, no âmbito do V Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara.
A sessão está agendada para as 21h30, na Quinta do Barrieiro, espaço onde a escultora reside e trabalha, e onde está ser desenvolido o projeto de um parque de esculturas (“Alentejo Sculpture Park – Maria Leal da Costa – Parque de Esculturas de Marvão”).
O documentário revela-nos o universo inspirador de Maria Leal da Costa, através de depoimentos de quem a conhece e vem acompanhando o seu percurso artístico.
Nesta sessão prévia ao início oficial do Periferias, estarão presentes a autora e os realizadores do filme, Hugo Alcântara, Carlos Nascimento e Paulo Duarte Barbosa.
O Município de Marvão disponibiliza transporte, para os interessados em deslocar-se à Quinta do Barrieiro, com pontos de partida, em Marvão (entrada da vila), às 20h15, e na Portagem (em frente ao anfiteatro), às 20h30, com o regresso assegurado no final da sessão.
Maria Leal da Costa (Évora, 1964) expõe regularmente os seus trabalhos em Portugal, China, Itália, Espanha, França, Bélgica, Lituânia, Inglaterra e Estados Unidos. A sua obra encontra-se representada em Portugal e no estrangeiro, em colecções públicas e privadas.
Em 2015, foi publicado o livro “Maria Leal da Costa – Escultura”, na editora Caminho.