COVID-19 – 76 casos ativos no concelho de Marvão
Updated on 15/12/2020Updated on 15/12/2020
De acordo com o divulgado, dia 15 de dezembro, no boletim epidemiológico da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), existem 76 casos ativos de COVID-19 no concelho de Marvão.
Durante esta manhã, o vice-presidente do Município, Prof. Luís Costa, participou no briefing semanal com CIMAA, Proteção Civil, ULSNA e Segurança Social, onde manifestou a sua preocupação relativamente à situação epidemiológica que se verifica no concelho de Marvão e, particularmente, no caso concreto da Santa Casa da Misericórdia de Marvão, onde estão confirmados 60 casos de COVID-19 (50 utentes e 10 funcionários) e um óbito.
Na reunião, o vice-presidente da autarquia agradeceu à diretora da Segurança Social, Dra. Sandra Cardoso, a avaliação que está a ser feita na instituição, de forma a intervir, com a maior rapidez possível e de forma musculada, para que a situação não se agrave ainda mais.
O presidente do Município, Eng.º Luís Vitorino, esteve também esta manhã na instituição, a acompanhar a visita de avaliação por parte da Segurança Social, de forma a garantir que vão ser tomadas todas as diligências necessárias, ao nível dos procedimentos de organização dos diferentes espaços e circuitos no edificado, separação dos idosos e no reforço dos recursos humanos, com a colocação de uma brigada de intervenção rápida na instituição.
O Município está a acompanhar a situação, com especial preocupação, uma vez que é uma instituição que acolhe muitos idosos com outras patologias associadas e, perante este cenário, já reforçou, junto das entidades competentes, a necessidade de agir rapidamente.
As autoridades de saúde pública continuam também a testar os contatos diretos dos casos já diagnosticados, assim como a implementar todas as medidas preventivas, de forma a travar eventuais cadeias de contágio.
O Município de Marvão deixa uma mensagem de ânimo e de determinação às pessoas infetadas, desejando-lhes rápidas melhoras, e apela a todos(as) os(as) marvanenses para que mantenham a calma e sejam solidários(as) neste momento tão difícil para todos(as).
A autarquia agradece ainda, publicamente, a toda a equipa da Santa Casa da Misericórdia de Marvão, pela dedicação e trabalho realizado em prol da proteção dos seus utentes.
Evitar a propagação do vírus depende de todos(as) e do cumprimento das medidas de segurança recomendadas:
> Distanciamento físico
> Utilização de máscara
> Higienização frequente das mãos
> Etiqueta respiratória
Caso tenha sintomas ligue: SNS 24 (808 24 24 24)
O bem comum, agora mais do que nunca, é o bem de cada um.