Centro de BTT de Marvão inaugurado
Updated on 27/07/2020Updated on 27/07/2020
As instalações do Centro de BTT de Marvão, localizadas no Mercado da Beirã, foram inauguradas, dia 24 de julho, com a presença do presidente do Município, Eng.º Luís Vitorino, do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, e do presidente da Freguesia da Beirã, António Mimoso.
Esta nova infraestrutura, inserida na Rede Integrada de Centros Cycling do Alentejo e Ribatejo (Polo de São Mamede), está equipada com uma zona para lavagem de bicicletas, balneários, casa de banho para pessoas com mobilidade reduzida e zona exterior para parqueamento.
No total, o concelho de Marvão vai contar com 377 km de percursos cicláveis. Contudo, a sinalização dos traçados só estará finalizada e disponível, no final do mês de agosto.
Os percursos verdes e azuis, que são os mais curtos e de grau de dificuldade mais reduzido, vão ter sinalização no terreno. Já os percursos mais longos e com um grau de dificuldade mais elevado (percursos vermelho e preto) estarão apenas disponíveis por ficheiro gpx.
Marvão posiciona-se, assim, como território com infraestruturas de apoio aos praticantes de modalidades com uso de bicicleta, por lazer ou com espírito de competição, numa iniciativa que responde aos novos estilos de vida das populações e à procura turística de realização de passeios em roteiros envoltos pelo meio ambiente e pelo meio rural.
Discurso do Presidente do Município de Marvão, Eng.º Luís Vitorino:
A inauguração do nosso Centro de BTT mostra que Marvão é também o destino para os amantes das bicicletas.
Marvão é um concelho com atributos únicos para o BTT e para o desporto de aventura, basta dizer que estamos em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede.
A abertura deste novo Centro é mais um passo importante para explorarmos todas as nossas potencialidades paisagísticas e ambientais. Marvão é também o destino do desporto não poluente.
A nossa oferta nesta área é especial, porque iremos ter cerca de 300 kms cicláveis, distribuídos pelos vários níveis de dificuldade, e queremos aproveitá-la em todas as suas múltiplas vertentes, para promover o nosso território.
Desta forma, dinamizamos a economia local, através do aumento da procura das unidades hoteleiras, dos restaurantes e empresas de animação turística de Marvão.
Assim como, através do interesse acrescido nos nossos produtos endógenos e nas nossas condições privilegiadas para o tempo livre e lazer das famílias que nos visitam.
Fizemos também questão que os novos circuitos de BTT passassem por todas as freguesias do concelho, de modo a que todas, por igual, pudessem ser beneficiárias deste novo recurso turístico de Marvão.
Desta forma, todas as freguesias têm a ganhar com o cycling e, em particular, com o ciclismo de natureza, o BTT.
Marvão é agora, também, o destino BTT.
Um destino que é de todos, na comunidade a que presido.
E o destino para todos aqueles que apreciam a excelência da nossa oferta, em ambiente natural.
No BTT e em muito mais, Marvão é o nosso e é o seu destino.
Um destino, a partir de agora, ainda com mais pedalada!