COVID-19 – Medidas de prevenção e contenção
Updated on 03/12/2020Updated on 03/12/2020
O Município de Marvão está a implementar diversas medidas de prevenção e contenção da disseminação, a nível local, da pandemia de COVID-19. Medidas que privilegiam a prontidão na resposta ao aumento de casos ativos no concelho, de forma a tentar travar, o mais rapidamente possível, eventuais cadeias de contágio.
Assim, a autarquia está a disponibilizar testes rápidos de despistagem para a COVID-19, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, às IPSS’s e ao Agrupamento de Escolas do concelho, sempre que haja essa necessidade e seja solicitado. Para o efeito, foram já adquiridos 400 testes antigénio.
Numa ótica preventiva, de despiste e após autorização dos respetivos encarregados de educação, foram já realizados testes rápidos antigénio à COVID-19, a duas turmas do Agrupamento de Escolas de Marvão que se encontram em isolamento profilático, após se terem registado casos positivos em alunos. Todos os testes realizados tiveram resultado negativo.
Ainda durante o dia de hoje, vão ser também efetuados testes rápidos a alunos de outra turma do Agrupamento de Escolas de Marvão, onde foram detetados casos positivos de COVID-19.
De igual forma, o Município já está a apoiar, através da disponibilização de recursos humanos, uma IPSS do concelho, assim como o fará com outras instituições que o solicitem, em caso de necessidade.
Também para que que possa ser dada a melhor resposta, com total segurança, aos pedidos de transporte de doentes do concelho, a autarquia vai comparticipar a compra de equipamentos de proteção individual e produtos de desinfeção, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.
O Município de Marvão informa ainda que está em contato permanente e diário, com todas as IPSS’s do concelho, de forma a perceber as suas necessidades e a diligenciar, de imediato, em conformidade com as mesmas, e junto das entidades competentes.
Contudo, estas medidas devem ser acompanhadas de uma responsabilidade cívica coletiva, assente na prevenção e no cumprimento das diretrizes e orientações preconizadas pelas autoridades de saúde, nomeadamente, a higienização das mãos, a utilização de máscara, o distanciamento social e o cumprimento da etiqueta respiratória.