Florival Lança apresenta “Marvão e Ammaia – O Paraíso Prometido”
Updated on 19/11/2015Updated on 19/11/2015
A Casa da Cultura de Marvão recebe, dia 28 de novembro (sábado), a partir das 15h, o lançamento do livro “Marvão e Ammaia – O Paraíso Prometido”, da autoria de Florival Lança. Este é um livro de ficção, cuja ação decorre durante o período da ocupação muçulmana no sul da Península Ibérica, entre os anos de 1070 e 1094.
Livro nascido do fascínio do autor por uma terra que, muito para além da sua beleza, “possui um ambiente mágico e muito particular, com algo de irreal, cuja alma se sente não só no interior amuralhado, mas também ao visitar os seus arredores mais próximos”.
Terras de paz e cruzilhada de culturas diversas, Marvão é visto ainda, pela escrita do autor e pelas suas personagens como “uma terra mítica de rara beleza, quantas vezes comparada ao paraíso que a religiosidade idealizava no além terreno”.
Esta obra será, certamente, um forte contributo para a divulgação de Marvão, como destino obrigatório de portugueses e estrangeiros, e evocação da sua rica história, cultura e beleza paisagísticas. O Romance é editado pela Editora Colibri e chega às livrarias no final do mês de Novembro.
Biografia do autor:
Florival Lança, nascido em São Domingos da Serra, Concelho de Santiago do Cacém, foi desde muito jovem operário da indústria metalúrgica.
Depois do regresso da guerra colonial, abraçou a causa sindical, tendo desempenhado cargos em toda a hierarquia sindical, desde delegado sindical na empresa Sorefame, ao Sindicato dos Metalúrgicos de Lisboa e, posteriormente, à União dos Sindicatos de Lisboa, até à comissão executiva da CGTP/IN.
Entre Fevereiro de 1994 e Outubro de 2005 foi Presidente do Instituto Bento de Jesus Caraça e membro do Conselho de Administração do Instituto de Emprego e Formação Profissional (2000-2004).
Foi também Secretário-geral Adjunto da Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa e, entre 1997 e 2000, membro do Conselho económico e Social.
Entre 1994 e Fevereiro de 2008 foi membro suplente do Comité Executivo da Confederação Europeia de Sindicatos.
Foi membro do Comité Económico e Social Europeu (2008 a 2010).
Florival Lança é autor dos livros: “A Inter Nacional” (2010) e “O Mato Mata” (2014).