II Ammaia Festum – O Renascer de uma Cidade Romana
Updated on 12/06/2018Updated on 12/06/2018
O Município de Marvão e a Fundação Ammaia promovem, dias 23 e 24 de junho, nas ruínas da Cidade Romana, em São Salvador da Aramenha, o II Ammaia Festum – O Renascer de uma Cidade Romana, com o intuito de dinamizar, divulgar e valorizar o património histórico-cultural, material e imaterial, do concelho.
Esta animação histórica na Cidade Romana de Ammaia, classificada como Monumento Nacional desde 1949, alia Património e Cultura, numa estratégia integrada e diferenciadora, com o intuito de potenciar o crescimento do setor turístico e incrementar o número de visitantes.
23 de junho
O II Ammaia Festum arranca no dia 23, às 17h00, com um mercado de rua, espetáculos de recriação histórica romana, acampamentos de legionários, lutas de gladiadores, figuras mitológicas, comédia, música e dança.
Para as 18h00 está agendado o Modus Vivendi Ammaiensis (uma visita guiada ao Museu e Ruínas, com momentos de recriação do quotidiano da Cidade Romana), mas o ponto alto do primeiro dia de Ammaia Festum, será o espetáculo NOX, a Deusa da Noite, com início às 21h30. O concerto dos Albaluna encerra o primeiro dia do evento.
NOX, a Deusa da Noite:
“Roma e os seus Deuses. Roma e as suas lendas, usadas para explicar a formação do mundo, os fenómenos da natureza, os sentimentos e sensações físicas dos humanos, e a evolução do conhecimento de um modo pagão.
São muitos os Deuses dos romanos, alguns deles baseados em deuses gregos, mas também existem vários de inspiração romana.
O primeiro de todos os Deuses a surgir no universo foi o Deus primordial CAOS. Sendo CAOS pai da Deusa NOX, qual será a responsabilidade de NOX no universo olímpico romano?”
24 de junho
No domingo, dia 24, o evento começa às 15h00, com um mercado de rua, espetáculos de recriação histórica romana, acampamentos de legionários, lutas de gladiadores, figuras mitológicas, comédia, música e dança. Uma hora depois inicia-se o Modus Vivendi Ammaiensis (uma visita guiada ao Museu e Ruínas, com momentos de recriação do quotidiano da Cidade Romana).
Para as 18h00 está agendado o espetáculo Munera Gladiatora, com que se encerra a segunda edição do Ammaia Festum.
Munera Gladiatora:
“O Imperador Vespasiano outorgou às cidades da Hispânia o ius lattii (direitos políticos das antigas cidades vizinhas de Roma) promovendo, dessa forma, as cidades da mais antiga zona de colonização romana fora de Itália, que por tal fato, tão integradas já no modo de vida romano se mostravam.
Com isso, a cidade da Ammaia passou a ser um município e os seus magistrados acediam automaticamente à condição de cidadãos romanos de pleno direito (condição que transmitiam aos seus descendentes).
Para festejar tal honra imperial, o flâmine Augustal manda realizar, na cidade da Ammaia, uma Munera Gladiatora (jogos de Gladiadores).”
Programa Ammaia Festum 2018 – Português
Programa Ammaia Festum 2018 – Español