Município de Marvão celebra classificação do Cante Alentejano como Património da Humanidade
Updated on 01/12/2014Updated on 01/12/2014
O Município de Marvão congratula a classificação do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, e felicita todas as entidades que trabalharam em prol do sucesso dessa candidatura, nomeadamente, Câmara Municipal de Serpa, Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Casa do Cante, Confraria do Cante e Casa do Alentejo.
O Município de Marvão, que apoiou, desde o início, esta candidatura, felicita também todos os grupos de Cante Alentejano e todos os contribuíram para o reconhecimento deste canto popular, como uma das mais genuínas expressões culturais do Povo Alentejano, da sua forma de ser e de estar. Este é mais um reconhecimento do valor da cultura portuguesa, e que vai projetar, ainda mais, o Alentejo a nível internacional.
Em Setembro, na segunda edição do Festival Internacional de Cinema de Marvão, foi exibido, na Beirã, o documentário “Alentejo, Alentejo”, de Sérgio Tréfaut, considerado o “Melhor Filme Português” no Festival IndieLisboa 2014, que retracta a realidade da tradição musical do “Cante Alentejano”.
O Cante Alentejano (canto coletivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia) foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A distinção foi aprovada, dia 27 de Novembro, pelo Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Atualmente, o Município de Marvão está a trabalhar na elaboração de um novo dossier de candidatura a Património Mundial pela UNESCO, com o apoio da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo, que abrange o castelo da vila, a envolvente a Marvão, a Ammaia, e o património megalítico e natural.
Esperamos atingir essa classificação dentro em breve, de forma a projetar também o nome de Marvão, do Alentejo e de Portugal, em todo o Mundo. Para isso, contamos com apoio de todos os marvanenses, alentejanos e portugueses, em geral.