Protocolo para a construção da Extensão de Saúde de São Salvador da Aramenha assinado
Updated on 20/08/2019Updated on 20/08/2019
Realizou-se, dia 19 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de assinatura do protocolo para a construção da Extensão de Saúde de São Salvador da Aramenha e para a remodelação/adaptação das futuras instalações da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Marvão.
Esta cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Francisco Ramos, do presidente do Município de Marvão, Eng.º Luís Vitorino, e do Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), Dr. João Moura dos Reis.
Discurso do presidente do Município de Marvão, Eng.º Luís Vitorino:
Caro Dr. Francisco Ramos, é com muita honra que recebemos, em Marvão, uma figura tão importante da Saúde. É sinónimo de que Marvão e as suas gentes merecem atenção e, por esse motivo, congratulamo-nos imenso com a presença de sua Exa.
Com a assinatura do protocolo referente à nova extensão de saúde em São Salvador da Aramenha, abre-se uma janela de oportunidade ao nível dos cuidados de saúde no concelho, não só no decorrer da semana, mas também nos fins-de-semana, partilhados com Castelo de Vide, situação que muito nos preocupa e que, desde há alguns anos, ambicionamos dar resposta.
Em Marvão temos uma dupla responsabilidade. Criar as condições necessárias para a qualidade de vida de todos os marvanenses, mas também de todos os que nos visitam.
Marvão é hoje um dos concelhos do Alto Alentejo com maior número de visitas turísticas e, assim sendo, necessita de um reforço nas valências da saúde e dos recursos humanos.
Queremos que a nossa arte de saber receber inclua também os cuidados de saúde, que tão importantes são.
O Município tem ido de encontro às várias questões relacionadas com o socorro e da emergência, tem um posto de INEM 24 horas por dia e tem equipas de intervenção permanente, serviços sediados nos Bombeiros Voluntários de Marvão.
É nossa intenção oferecer, a todos os marvanenses, as melhores condições de saúde, condições que só serão possíveis com a criação de infraestruturas que vão de encontro às suas necessidades.
Marvão é um concelho maioritariamente constituído por uma população mais sénior e com maiores necessidades de cuidados de saúde, e por isso é de extrema importância criarmos todas as condições para que os mesmos tenham um rápido e eficiente atendimento, respondendo às suas carências.
Mas também as crianças e adultos em idade ativa devem sentir-se confiantes quando necessitam de recorrer aos serviços de saúde existentes em Marvão. Esta nova extensão vai contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida de todos.
Para além da construção desta nova infraestrutura, não nos podemos esquecer a extensão de saúde de Santo António das Areias, que também merece a nossa atenção e que também necessita de uma intervenção, sendo necessário ampliar a mesma com novas salas.
Com a construção desta nova infraestrutura, nunca foi nossa intenção desviar de Marvão o foco central da saúde, mas sim criar mais uma unidade, de forma a chegarmos perto de todos, de uma forma descentralizada. Esta medida tem por objetivo, contribuir para a evolução e melhoria dos cuidados de saúde todos, sendo esta uma aposta clara deste município
Marvão para crescer, deve crescer com todos e criar condições para que todos possam sentir-se mais felizes. Este é mais um passo e acreditamos que este é o caminho.
Por isso, o nosso muito obrigado por todo o precioso auxilio que está a prestar aos marvanenses!