Suspensão das atividades letivas – Escola de Acolhimento na Portagem
Updated on 22/01/2021Updated on 22/01/2021
O Município de Marvão informa que, no âmbito da suspensão das atividades letivas, a partir de dia 22 de janeiro, durante um período de 15 dias, a Escola Básica de Ammaia, na Portagem, está identificada como Escola de Acolhimento, estando aberta para receção e acompanhamento de alunos com idade até 12 anos, residentes no concelho.
O referido acolhimento destina-se aos filhos ou outros dependentes a cargo dos trabalhadores de serviços essenciais (profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo os bombeiros voluntários, forças armadas, trabalhadores de instituições, equipamentos sociais ou de entidades que desenvolvam respostas de caráter residencial de apoio social e de saúde às pessoas idosas, às pessoas com deficiência, às crianças e jovens em perigo e às vítimas de violência doméstica, trabalhadores de serviços de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como de outros serviços públicos essenciais), cuja mobilização para o serviço ou prontidão obste a que prestem assistência aos mesmos. A Escola assegura o acolhimento dos alunos no período entre as 9h00 e as 17h00.
Mais se informa que, o Agrupamento de Escolas de Marvão está preparado para servir refeições aos alunos beneficiários do escalão A e B da Ação Social Escolar, na Escola de Acolhimento, sendo as refeições asseguradas da forma habitual e marcadas com a devida antecedência.
O Município de Marvão assegurará o transporte aos alunos, cujos encarregados de educação manifestarem esta intenção. Para o efeito, deverão contatar o Serviço de Ação Social do Município, através do 245 909 130 ou via e-mail accao.social@cm-marvao.pt, dando indicação do nome, localidade, ano de escolaridade em que o aluno se encontra matriculado e contato do encarregado de educação, até às 13h00 do próximo dia 25 de janeiro. O transporte será assegurado a partir do dia 26 de janeiro.
A Escola de Acolhimento está também disponível para receber presencialmente crianças e jovens em risco, sinalizados pela CPCJ de Marvão e, sempre que necessário, será também assegurado o acolhimento no Cento de Apoio à Aprendizagem para os alunos com medidas adicionais.
Em função da evolução e duração da suspensão das atividades letivas e educativas, poderão ser introduzidas alterações ao calendário escolar, para compensar os alunos.
Na organização do ano letivo 2020/2021, o Agrupamento de Escolas de Marvão também já preparou o funcionamento em regime não presencial, estando pronto para ser ativado após indicação superior.