Escultura de homenagem a Ibn Maruán em construção
Atualizado em 13/04/2016Atualizado em 13/04/2016
João Cutileiro, escultor de referência e figura incontornável das artes portuguesas, apresentou, ao Município, a maquete da escultura de homenagem a Ibn Maruán, fundador da vila de Marvão, que está a preparar no seu atelier, em Évora.
Nascido em 1937, em Lisboa, João Cutileiro formou-se na Slade School of Art de Londres. Nessa escola, que frequentou entre 1955 e 1959, desenvolveu a sua capacidade com o seu mestre escultor, Reg Butler, e no final recebeu três prémios: composição, figura e cabeça.
Com obra pública em mais de vinte cidades portuguesas e no estrangeiro, o Mestre Cutileiro foi responsável pela renovação da escultura nacional na década de 70.A sua costela alentejana impulsiona-o a mudar-se para Évora, em 1985, e aí está exposta, na sua casa, uma grande parte do seu leque de obras.
“Figura incontornável das artes portuguesas, com inspirações que vão desde o surrealismo aos grandes mestres do renascimento, João Cutileiro é um cidadão cosmopolita, com o seu país sempre no pensamento e, ao longo dos anos, tem tido uma intervenção pública importante, em termos artísticos e sociais”.