Estudo Municipal para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos
Updated on 14/06/2021Updated on 14/06/2021
Realiza-se, dia 16 de junho (quarta-feira), pelas 14h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sessão pública de apresentação do estudo municipal efetuado, no âmbito do programa de apoio à elaboração e implementação de sistemas de recolha de biorresíduos, promovido pelo Fundo Ambiental.
Pretende-se, também, criar um espaço de reflexão em torno da importância de reciclar e reaproveitar os resíduos, práticas e conceções inerentes aos princípios de sustentabilidade dos recursos do meio ambiente.
Este estudo consiste na escolha do modelo de recolha seletiva e valorização de resíduos alimentares e de jardim (verdes), sendo que estas frações pesam mais de 40% do total dos resíduos gerados.
Num paradigma de uma bio economia circular, a reciclagem dos biorresíduos é uma estratégia crucial para otimizar o uso de biomassa existente, através, por um lado, dos processos eficientes de compostagem que produzem o composto que enriquece os solos com nutrientes e atua como um repositório de carbono e, por outro, a digestão anaeróbia que pode ser utilizada para a produção de energia.
É, por isso, crucial a transição para uma recolha seletiva de biorresíduos, pois só desta forma será conseguida a recuperação dos produtos que resultam do seu tratamento.