Exposição de Arte “Leone Holzhaus 1948-2022”
Atualizado em 26/05/2022Atualizado em 26/05/2022
Nesta Quinta-Feira da Ascensão, dia 26 de maio, Leone celebraria mais um aniversário de vida. O Município de Marvão aproveita esta data especial para anunciar, em primeira mão, que tem o gosto de se associar à Fundação Arte Alentejo e ao Festival Internacional de Música de Marvão para organizar a Exposição de Arte “Leone Holzhaus 1948-2022”, que estará patente ao público durante a 8ª edição do FIMM, de 22 a 31 de julho, na Igreja do Espírito Santo, em Marvão. Parabéns, Leone!
Leone Holzhaus (Bussum 1948 – Marvão 2022) era uma artista holandesa residente em Portugal desde os anos 90. Formada em Design pela Academia Artibus, a sua liberdade criativa veio a revelar-se sobretudo nas artes plásticas e na pintura. Morava desde 2010 em Barretos, uma aldeia no sopé da pitoresca vila fortaleza de Marvão, onde o tempo parece ter parado, transformando uma antiga mercearia tradicional na sua habitação. Nos últimos anos, inaugurara um espaço de trabalho e exposição dentro das muralhas do castelo de Marvão onde se podia contemplar grande parte da sua obra.
Na tradição dos grandes mestres holandeses em representar a luz, Leone apaixonou-se por este lugar no interior montanhoso do Norte Alentejano junto à fronteira da Estremadura espanhola. O intenso sol português determina o ambiente da paisagem, desenha as sombras contrastantes nas paredes caiadas de branco, define os rostos e a roupa das gentes do campo, as ruas e os caminhos de pedra.
A terra portuguesa e as suas gentes eram a base do trabalho desta artista. Os seus quadros, plenos de cor e vida, partilham histórias de pessoas verdadeiras e mostram-nos um retrato da cultura portuguesa rural. A sua obra oferece uma janela para o genuíno mundo alentejano.