Falha no abastecimento de água à Vila de Marvão
Atualizado em 20/09/2016Atualizado em 20/09/2016
Apesar de o Município de Marvão ter alertado, insistentemente, as Águas de Lisboa e Vale de Tejo, da fragilidade do sistema para várias áreas do concelho e, de uma forma muito especial, para a Vila de Marvão, tivemos, dia 19 de setembro, um novo corte no fornecimento de água, entre as 6h30 e as 11h.
Depois de contatar os serviços desta entidade fornecedora e alertar para os inconvenientes e transtornos causados, o Município foi questionado por, alegadamente, agir de forma autoritária, uma vez que os seus serviços estariam a atuar para solucionar o problema.
O Município alertou, em diversas ocasiões, as Águas de Lisboa e Vale de Tejo, de forma a prevenir e evitar aquilo que, infelizmente aconteceu e poderá voltar a acontecer, a curto/médio prazo. Tendo a referida entidade informado que, o historial de ocorrências não justifica a tomada de medidas.
Do ponto de vista da autarquia, essas medidas são necessárias e urgentes. Não obstante esse número de ocorrências ser inferior ao que as Águas de Lisboa e Vale de Tejo entende como razoável para atuar, Marvão tem várias situações específicas que devem ser objeto de uma análise mais atenta, de forma a minorar as fragilidades do sistema, designadamente na Vila de Marvão.
Neste contexto, reforça-se ainda que Marvão é sede de concelho, tem uma instituição de grande dimensão de apoio à 3ª idade, uma vasta oferta hoteleira e deve proporcionar, aos seus visitantes, serviços de qualidade.
Para além disso, deve considerar-se o fato de a Vila ser Património, o que obriga a ter um reservatório com uma capacidade limitada, mas ao mesmo tempo, a ter também um fornecimento de água permanente e mais eficiente.
Deste modo, o Município pede desculpa pelos eventuais transtornos causados e solicita ainda, às entidades responsáveis, que tomem as medidas necessárias para evitar que situações como a que se verificou na segunda-feira, ou outras mais graves, não se voltem a repetir.