Festival Al Mossassa com mais de 7 mil visitantes
Atualizado em 09/10/2017Atualizado em 09/10/2017
Nos dias 6, 7 e 8 de outubro, a vila de Marvão recuou no tempo, até ao séc. IX, para celebrar a Al Mossassa, em homenagem ao seu fundador, Ibn Maruan. Ao longo dos três dias, passaram, pela 12ª edição da Festa da Fundação, mais de sete mil visitantes. Uma adesão de público bem superior, em relação à verificada nas últimas edições.
Este ano, o Festival Al Mossassa arrancou com a inauguração de uma escultura de homenagem a Ibn Maruan, da autoria do Mestre João Cutileiro. Uma cerimónia que contou com a presença de Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
No “Mercado das 3 Culturas” foi reconstituído todo o ambiente de um mercado típico da época, com cerca de 70 pontos de venda, dedicados aos legados islâmico, judaico e cristão.
Pelo palco principal e pelas ruas da vila, aturam dezenas de artistas. Com recriações históricas, espetáculos de música, dança, fogo e artes circenses, a animação do recinto foi uma constante.
Naquela que é já uma das imagens de marca deste certame, nas noites de sexta-feira e sábado, centenas de pessoas assistiram aos espetáculos de música, dança, malabares de fogo e vídeo mapping, com a história da vila de Marvão a ser projetada na fachada do castelo, em imagens tridimensionais, repletas de cor e animação.
O Festival Al Mossassa regressa no primeiro fim-de-semana de outubro, de 2018.