Al Mossassa regressa a Marvão nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro
Atualizado em 28/09/2022Atualizado em 28/09/2022
Após dois anos de interregno, o Festival Al Mossassa regressa em todo o seu esplendor, nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro. Neste fim-de-semana, Marvão vai recuar no tempo, até à era da sua fundação, por Ibn Maruan, no séc. IX, de forma a recordar as raízes árabes da vila.
No “Mercado das 3 Culturas”, situado na parte alta da vila, vai ser reconstituído o ambiente de um mercado típico da época, com dezenas de pontos de venda, onde se poderá desfrutar de um vasto leque de produtos e objetos relacionados com as culturas islâmica, judaica e cristã, tomar o verdadeiro chá árabe e saborear as iguarias de outrora.
Como sempre, a 15ª edição da Al Mossassa – “Festa da Fundação” terá uma programação de excelência, com animação itinerante e de palco constante, ao longo dos três dias, proporcionada por atores, figurantes e mais de uma dezena de grupos.
Recriações históricas com figurantes trajados a rigor, um mercado árabe com artesãos a trabalhar ao vivo, um acampamento militar com exposição de armas e jogos para crianças, cavaleiros em duelos de armas, música e dança, saltimbancos, cuspidores de fogo, encantadores de serpentes e artes circenses, vão relembrar o ambiente da época, no séc. IX, e as origens de Marvão.
A inauguração do certame está agenda para as 18h00 de sexta-feira, dia 30 de setembro, no átrio dos Paços do Concelho.
Quem foi Ibn Maruán…
Ibn Maruán foi um líder militar e religioso sufista. É considerado o fundador de Marvão e de Badajoz, a partir dos quais terá construído o seu reino independente, que se espalhava pelo Alentejo. Ibn Maruán mandou edificar o Castelo de Marvão em 876, na altura conhecido por Fortaleza da Ammaia. Ficou conhecido pela sua astúcia e carácter aguerrido, tendo, ao longo da sua vida, política oscilado nas amizades entre cristãos e mouros. É esse espírito intercultural que carateriza o Festival Al Mossassa.
Hubun La Mutanahi – Amor Infinito
“Um encontro ao acaso cruza Damião e Aziza. No recato do bosque cruzam o seu primeiro olhar e é lançada semente de um amor impossível. Damião é um Cruzado e Aziza uma princesa Moura, irmã do violento príncipe, Abdul Hassan. Conseguirão Aziza e Damião manter o seu segredo e conseguir fazer florescer o seu amor?”
Hubun La Mutanahi – Amor Infinito é o nome do espetáculo agendado para os dias 30 de setembro e 1 de outubro, a partir das 21h30. Num cenário natural mágico, como é o Castelo de Marvão, vai poder assistir a uma encenação única, diferenciadora e que promete surpreender o público presente.
Uma criação artística com projeção de imagens em 12k, com espetáculo piromusical e a participação de cerca de 30 pessoas, entre atores e figurantes, com técnicas modernas, em contexto de apresentação histórica. O sincronismo da pirotecnia com os vários momentos da encenação, assim como a ilustração do espetáculo, serão os elementos diferenciadores desta produção.
O Festival Al Mossassa termina no domingo, às 20h00, após o espetáculo final de encerramento, com a participação de músicos, bailarinas, malabaristas, cavaleiros, saltimbancos, cuspidores de fogo e encantadores de serpentes.
VALNOR certifica XV Festival Al Mossassa como ECOEVENTO
O Festival Al Mossassa volta a receber o estatuto de EcoEvento, certificado pela VALNOR, por assegurar as melhores práticas ambientais e a adequada gestão de resíduos produzidos no recinto do evento, com a separação de embalagens recicláveis (papel/cartão, plástico/metal e vidro).
Para além de continuar a apostar na separação de resíduos, uma das novidades que o Festival Al Mossassa apresenta, este ano, é a disponibilização de copos reutilizáveis, com o objetivo de tornar o evento cada vez mais “amigo do ambiente”.
Desta forma, o Município de Marvão assume a responsabilidade ambiental da redução da utilização do plástico de uso único e, consequentemente, a redução da pegada ecológica.