Marvão assinou contrato de financiamento para a criação de uma Biblioteca Itinerante
Atualizado em 18/07/2023Atualizado em 18/07/2023
O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, presidiu à cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento das Bibliotecas Itinerantes, entre o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, representado pela diretora Fernanda Heitor, e os beneficiários finais, as autarquias de Marvão, Terras de Bouro e Vila Viçosa.
Esta cerimónia, realizada na Pousada de Vila Viçosa, contou com a presença do presidente da autarquia local, Inácio Esperança, do presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, do vice-presidente do Município de Marvão, Luís Costa, da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, da Diretora Regional da Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, do Diretor-Geral e do Subdiretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda e Bruno Eiras, e dos representantes da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Jorge Martins e Sofia Dias.
No âmbito do financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), os concelhos de Aljezur, Calheta de S. Jorge (Açores), Marvão, Terras de Bouro e Vila Viçosa, vão passar a ter um serviço de biblioteca itinerante, num investimento total de 700 mil euros.
A submedida do PRR C04-i01 “aquisição de equipamentos informáticos, bibliotecas itinerantes on-line e sistemas de informação e catálogos integrados, para 239 bibliotecas públicas” vai permitir colmatar a ausência do serviço de biblioteca pública nos cinco únicos concelhos do país que, à data, não oferecem este serviço às suas populações.