Marvão assinou protocolo de parceria do projeto “Gabinete Inclusivo”
Atualizado em 27/05/2022Atualizado em 27/05/2022
O presidente do Município de Marvão Luís Vitorino, assinou o protocolo de parceria, no âmbito do Projeto “Gabinete Inclusivo”, com as Câmaras Municipais de Portalegre e Castelo de Vide, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, Politécnico de Portalegre e o Lar de São Salvador da Aramenha.
A cerimónia realizou-se dia 27 de maio, no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Portalegre, no âmbito do 2º Encontro subordinado à temática da saúde mental, “Promover a inclusão combatendo o estigma”, promovido pelo Lar de São Salvador da Aramenha.
O Gabinete Inclusivo, criado pelo Lar de São Salvador da Aramenha, através de uma candidatura ao programa de apoio financeiro da Direção-Geral da Saúde, proporciona o acompanhamento de indivíduos desempregados, maiores de 18 anos, pertencentes a grupos de risco, debilitados, incapacitados ou diminuídos, devido a uma perturbação mental, a par de indivíduos residentes em contextos socioeconómicos problemáticos.
Para assegurar o trabalho de acompanhamento foi criada uma equipa que integra uma diretor técnica, uma assistente social e uma psicóloga clínica.
A sua área de intervenção abrange os concelhos de Marvão, Castelo de Vide e Portalegre, privilegiando uma abordagem integrada e o trabalho em rede, em articulação com os restantes parceiros da comunidade.
As linhas de atuação do projeto contemplam o “apoio à procura de emprego e desenvolvimento de uma atitude empreendedora, encaminhamento para ações de formação e emprego, reabilitação psicossocial e treino de ‘soft skills’ (competências pessoais e sociais, atitude, motivação)”.