Marvão celebra Feriado Municipal com a Festa em Honra de Nossa Senhora da Estrela
Atualizado em 20/08/2018Atualizado em 20/08/2018
Marvão celebra, no dia 8 de setembro, o seu Feriado Municipal, com a Festa em Honra de Nossa Senhora da Estrela, Padroeira do Concelho. Com um programa repleto de atividades, destacam-se as tradicionais celebrações religiosas, a cerimónia de atribuição das Medalhas de Mérito Municipal, e o Festival de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo, em homenagem ao Maestro Celestino Raposo.
Após a cerimónia do Hastear da Bandeira (9h30), realiza-se a Sessão Solene de entrega das Medalhas de Mérito Municipal, junto ao edifício dos Paços do Concelho, e um beberete aberto a toda a população, no Salão Nobre.
Já as habituais celebrações religiosas incluem a Missa em Honra de Nossa Senhora da Estrela (12h), o almoço de confraternização entre os irmãos da Santa Casa da Misericórdia e a procissão, que percorrerá o itinerário habitual pelas ruas da vila, a partir das 17h00.
Ao final da tarde (19h30), e depois do desfile de bandas filarmónicas pelas quatro freguesias do concelho (agendado para as 18h30), a Banda 14 de Janeiro, de Elvas, realiza uma Mini Arruada pela vila de Marvão, com início junto à Igreja de Nossa Senhora da Estrela e final no Largo do Terreiro.
A partir das 22h00, pode assistir-se, no Largo do Terreiro, ao Festival de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo. Primeiro com a atuação individual de cada uma das sete bandas participantes e no final, em homenagem ao Maestro Celestino Raposo, com uma atuação conjunta.
Natural de Castelo de Vide, o Maestro Celestino Raposo, de 89 anos de idade, dirigiu, ao longo da sua carreira musical, mais de duas dezenas de bandas filarmónicas. O homenageado também vai participar no Festival e dirigir parte do espetáculo.
Este Festival é promovido pelo Município, em colaboração com a Federação de Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, e realiza-se pela primeira vez no concelho de Marvão, com a participação de mais de 200 músicos.