Marvão recuou no tempo com a décima edição da Al Mossassa
Atualizado em 09/10/2015Atualizado em 09/10/2015
O Festival Al Mossassa animou, uma vez mais, a vila de Marvão, numa homenagem à cultura islâmica e a Ibn-Marúan. Apesar do mau tempo, que levou ao cancelamento do evento e dos espetáculos agendados para domingo, a décima edição da “Festa da Fundação” trouxe mais de 4 mil pessoas a Marvão.
A animação do espaço foi uma constante, ao longo dos dois dias, com artesãos a trabalhar ao vivo, malabaristas, encantadores de serpentes, espetáculos de música árabe, danças orientais, manipuladores de fogo e andarilhos, artes circenses, passeios de burro, demonstrações de falcoaria, ou lutas de espadas.
No “Mercado das Três Culturas”, situado na parte alta da vila, foi reconstituído todo o mercado da época, com cerca de 80 pontos de venda. Neste espaço, onde coabitaram os legados islâmico, judaico e cristão, foi possível encontrar produtos e objetos relacionados com estas culturas.
Este ano, o ponto alto do evento foi a realização de um espetáculo de homenagem às culturas judaica, cristã e moura, que contou com a participação de bailarinos, acrobatas, cuspidores de fogo e homens de armas. A “Festa das Três Culturas” terminou com fogo-de-artifício e reuniu dezenas de pessoas, na entrada do Castelo, na noite de sábado.