Mensagem de Páscoa do Presidente do Município
Atualizado em 02/04/2021Atualizado em 02/04/2021
Pelo segundo ano consecutivo, vivemos uma Páscoa diferente. Diferente daquilo que conhecemos e daquilo que gostaríamos que fosse. A festa em família deu lugar ao recolhimento na casa de cada um, e as celebrações laico-religiosas no nosso concelho são agora uma memória feliz, mas também o reflexo daquele que acreditamos ser um futuro próximo e mais risonho.
A pandemia da COVID-19 atirou novamente Marvão, tal como o resto do país, para um confinamento rígido e prolongado, mas que é ainda a única forma de evitar novamente a pior das tragédias.
Há mais de um ano que, todos os dias, somos postos à prova. Destes últimos meses em que vivemos atormentados pela pandemia, retirámos lições, algumas para a vida. Já não somos os mesmos que éramos em abril do ano passado. O Mundo também já não é o mesmo.
Hoje, reconhecemos mais valor à importância de um abraço, do calor humano e da confraternização. Sabemos, com a maior das certezas, que sem saúde não somos nada.
Daqui por um ano esperamos poder estar a recordar esta pandemia apenas como uma memória triste e impossível de esquecer para todos aqueles que viram os seus entes queridos partir.
Por outro lado, não podemos esquecer, nem por um segundo, todos aqueles que deram, e continuam a dar, o corpo às balas para ajudar a travar esta pandemia, e que lutaram com todas as suas forças na linha da frente deste vagaroso e longo combate. E também aqueles que perderam os seus rendimentos, o seu ganha-pão e fecharam as portas das suas casas a quem tão bem os gostava de visitar. Tudo por um bem maior: a saúde pública.
Páscoa é sinónimo de renascimento. Acreditamos e temos fé que a nossa sociedade e economia, tão frágeis e debilitadas com os acontecimentos do último ano, renasça das cinzas, tal como Jesus Cristo. Aos poucos, e com a vacina no horizonte, vamos começar a desconfinar os nossos negócios. Devagar, mas em segurança.
Ter a capacidade de recomeçar, recuperar a nova normalidade e dar um novo fôlego a quem tanto precisa de apoio nesta dura fase das nossas vidas.
Seguimos com a certeza de que nada dura para sempre, e que também esta pandemia um dia irá dar lugar a um novo Mundo.
A todos os(as) marvanenses e amigos(as) do nosso concelho desejo uma Páscoa Feliz, recheada de esperança e motivos para acreditar num futuro próspero e com muita saúde e paz.
Despeço-me com um abraço fraterno e de amizade.
Em breve estaremos juntos!
Luís Vitorino