Município de Marvão implementa projeto Radar Social no concelho
Atualizado em 17/05/2024Atualizado em 17/05/2024
Marvão é o primeiro concelho do Alto Alentejo a dar início ao projeto Radar Social, uma medida financiada a 100%, no âmbito da Componente 03 – Respostas Sociais, Investimento RE-C03-i01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Para a execução do programa, a desenvolver nos próximos dois anos, foi criada uma equipa multidisciplinar, constituída por duas técnicas superiores das áreas de psicologia e serviço social.
O Radar Social apresenta-se como um projeto de desenvolvimento social, com cariz de planeamento e de suporte a uma intervenção integrada dos parceiros e recursos existentes.
Através desta medida, será implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, com o intuito de garantir maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local.
O Radar Social está dividido em duas fases. Uma primeira, dedicada ao diagnóstico social e aos planos de desenvolvimento social e de ação, que garantam a atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social.
A segunda fase, dedicada à georreferenciação social dos territórios e execução do plano de ação, tem como objetivos implementar um sistema integrado de georreferenciação social de âmbito municipal que identifique, pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social.