Município homenageia Vítor Caldeira com atribuição da Medalha de Mérito Municipal
Atualizado em 17/10/2014Atualizado em 17/10/2014
O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe no Sábado, dia 25 de Outubro, pelas 17h, a cerimónia de atribuição da Medalha de Mérito Municipal a Vítor Caldeira, actual presidente do Tribunal de Contas Europeu.
O Município atribui, desde 2008, estas distinções a personalidades do concelho que, ao longo dos anos, se destacaram nos mais diversos sectores da sociedade, e na defesa do bom nome de Marvão.
Recorde-se que, no dia 8 de Setembro, Feriado Municipal em Marvão, foram entregues as Medalhas de Mérito Municipal, ao Maestro Christoph Poppen, e a título póstumo, ao empresário marvanense João Sequeira Carlos. Vítor Caldeira, que não esteve presente na cerimónia, por motivos de ordem pessoal e profissional, receberá agora esta distinção honorífica.
Vítor Manuel da Silva Caldeira nasceu em Campo Maior, mas cedo se mudou para Marvão, onde tem as suas raízes e onde fez a Escola Primária. Fez o Liceu em Portalegre e a Licenciatura em Lisboa. Casado com Fátima Gomes Esteves, mantém as suas ligações a Marvão e ao concelho, onde ainda vive a mãe e grande parte da família. Pelo seu percurso de vida e profissional, Vitor Caldeira é digno da admiração de todos os marvanenses.
Licenciado pela Faculdade de Direito de Lisboa, com uma pós-graduação em estudos europeus pela mesma Faculdade. Foi Inspector de Finanças entre 1984-1989, Inspector-Director de 1989-1995 e Inspector-Geral até Fevereiro de 2000.
Membro do Tribunal de Contas Europeu desde 2000, foi eleito presidente do Tribunal de Contas Europeu, pela primeira vez, em Janeiro de 2008 e reconduzido em 2011, Vítor Caldeira, foi reeleito, em Janeiro de 2014, pelos 28 membros da instituição, tornando-se o primeiro presidente da instituição a cumprir um terceiro mandato de três anos.
Vítor Caldeira é o décimo presidente do Tribunal de Contas Europeu, uma das cinco instituições comunitárias, cabendo-lhe fiscalizar externamente a utilização dos dinheiros da União Europeia, através de auditorias às receitas e despesas da UE.