Home » Município » Assembleia municipal » Atividades e Projetos » Projetos Dinamizados » Assembleia Municipal Jovem
A Assembleia Municipal Jovem de Marvão (AMJM) é um projeto da responsabilidade da Assembleia Municipal de Marvão, desenvolvido em articulação com a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Marvão.
Pretende ser um espaço onde os jovens do concelho de Marvão, apresentem e debatam as necessidades e aspirações da vida local e interiorizem os valores democráticos da participação política ativa.
No ano letivo 2021/2022, pretendemos refletir com os alunos sobre os problemas demográficos do concelho de Marvão, encontrando soluções para a redução sucessiva do número de habitantes. Este projeto será articulado com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e com a disciplina de Geografia. Por outro lado, irá de encontro à reflexão que a Assembleia irá fazer ao longo deste mantado, com base nos censos de 2021.
A Assembleia Municipal de Marvão dinamizou, no dia 8 de abril, a última sessão da Assembleia Municipal Jovem, com os alunos do 8º e 9º anos de escolaridade, do Agrupamento de Escolas de Marvão.
O tema do ano letivo 2021/22 foi “Desafios demográficos do concelho de Marvão”. Os jovens marvanenses refletiram sobre o problema demográfico do concelho e, de forma consciente e objetiva, identificaram soluções para o aumento demográfico e consequente fixação de população em idade ativa.
Estas propostas serão debatidas e analisadas na próxima Assembleia Municipal de Marvão.
Parabéns aos nossos alunos pelo seu excelente desempenho!
O Projeto da Assembleia Municipal Jovem está integrado no Plano de Ação da Assembleia Municipal de Marvão. Este ano letivo (21/22), em articulação com o Agrupamento de Escolas de Marvão, no âmbito da disciplina de Geografia e de Cidadania e Desenvolvimento, foi explorado em várias sessões, o tema dos "Desafios Demográficos do concelho de Marvão", com os alunos do 8º e 9º ano de escolaridade. Os jovens identificaram as causas e consequências da redução demográfica em Marvão e elencaram e votaram medidas e ações concretas que podem, a longo prazo, inverter esta tendência. Na sequência deste projeto, os alunos foram a Évora, onde visitaram a Fundação Eugénio de Almeida e a Universidade de Évora.