Presidente da República na abertura do Festival Internacional de Música de Marvão
Atualizado em 22/07/2024Atualizado em 22/07/2024
O Jardim do Castelo recebeu, dia 19 de julho, a cerimónia de abertura do 10º Festival Internacional de Música de Marvão.
A sessão protocolar contou com as intervenções do presidente do Município de Marvão, Luís Vitorino, dos fundadores e diretores artísticos do FIMM, Maestro Christoph Poppen e Juliane Banse, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Discurso do presidente do Município de Marvão, Luís Vitorino:
“Celebramos, este ano, a 10ª edição do Festival Internacional de Música de Marvão, um projeto que me orgulha particularmente ter visto nascer e crescer, desde o segundo em que as primeiras melodias entoaram nas nossas muralhas e encantaram apreciadores da música clássica por todo o mundo.
O impacto do FIMM no concelho de Marvão é indiscutível. Este é hoje um dos eventos de referência na região do Alentejo e no panorama da música clássica em Portugal, que nos permitiu levar a essência do nosso território a todos os cantos do globo, com um grande envolvimento por parte da comunidade marvanense para receber os milhares de visitantes que nos procuram por esta altura, da forma afável que tão bem nos carateriza.
Este evento traz magia a Marvão, uma azáfama especial às nossas ruas e um rasgo de inspiração aos artistas que nos procuram. O seu crescimento, desde a primeira edição, é marcado hoje com um programa vasto que transcende as muralhas do Castelo e percorre diversos pontos do concelho.
Enquanto presidente da Câmara Municipal de Marvão, não posso deixar de agradecer à organização do Festival, bem como a todos os parceiros envolvidos e, em especial, aos seus fundadores, Christoph Poppen e Juliane Banse, por permitirem dar a conhecer um pedaço do nosso pequeno paraíso na terra (Marvão) ao mundo que agora o descobre através da música.
Bem-vindos ao FIMM 2024!”