Projeto de construção do Corredor Pedonal do Eixo Nascente-Poente da Portagem
Atualizado em 11/01/2021Atualizado em 11/01/2021
O Município de Marvão informa que, o projeto de construção do Corredor Pedonal do Eixo Nascente-Poente da Portagem (requalificação da Rua Nova e da Rua das Escolas) se encontra em consulta pública até ao próximo dia 29 de janeiro.
Mais se informa que, devido à atual situação pandémica, não se realizará qualquer sessão pública para apresentação do projeto. Contudo, o mesmo está disponível para consulta na Junta de Freguesia de São Salvador da Aramenha, nos dias uteis, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
Todas as dúvidas, questões e sugestões, podem ser colocadas à Chefe de Divisão de Obras, Ambiente e Qualidade de Vida do Município de Marvão, pelo 245 909 130 (dias úteis entre as 9h00 e as 16h00) ou por email: divisao.obras@cm-marvao.pt
OBJETIVO
O projeto de construção do Corredor Pedonal do Eixo Nascente-Poente da Portagem pretende:
• Promover mobilidade urbana sustentável;
• Permitir a mobilidade pedonal em segurança, através de um percurso perfeitamente definido e sem interrupções ou impasses;
• Resolver pontos de conflito entre peões e automóveis;
• Promover a circulação pedonal no acesso a equipamentos públicos, como as Piscinas e Escolas;
• Promover a utilização do percurso pedonal em detrimento da utilização do automóvel, contribuindo assim para a diminuição das emissões dos gases com efeito de estufa;
• Introdução de iluminação pública ao longo do percurso com tecnologia LED, com vista a melhoria do desempenho operacional e da otimização da eficiência energética e ambiental.
DESCRIÇÃO GERAL
RUA NOVA
Situação existente:
A Rua Nova, também designada M1142, possui uma extensão de aproximadamente 965m, possui uma faixa de rodagem variável de 4,5m a 5,00m, possui dois sentidos de trânsito e na sua extensão possui estacionamento ilegal que anula uma das vias provocando ainda mais constrangimentos para o trânsito de ligeiros e pesados e não possui continuidade de passeios.
Atualmente, não é possível a circulação pedonal em segurança, por não existirem passeios que a permitam.
Proposta:
Com a intervenção, pretende-se proceder ao recuo dos muros confinantes da estrada, por forma a introduzir um passeio com largura mínima de 1,50m, que permita criar um corredor pedonal de ligação às Escolas.
Pretende-se também utilizar pavimentos nos arruamentos, de forma a promover a redução da velocidade de circulação na via.
Tendo em conta a condicionante do tráfego de veículos pesados, a faixa de rodagem terá uma largura variável, formando no geral, dois planos com inclinação transversal de 2,5% para o exterior:
Tendo em consideração as imposições das construções existentes, propõe-se que existam zonas pontuais onde o corredor pedonal terá que existir em simultâneo com o ambiente rodoviário e, nestes casos partilhados, propõe-se a utilização de pavimentos diferenciados, como calçada de cubo de granito.
TROÇO DA RUA DAS ESCOLAS QUE LIGA A N359 ÀS ESCOLAS
Situação existente:
O troço da Rua das Escolas que liga a N359 às Escolas possui dois sentidos e não possui passeios, possui uma extensão de 260m e possui uma largura variável de faixa de rodagem de 6,00 a 4,50m.
Proposta:
Com a intervenção, pretende-se reduzir a faixa de rodagem, criando apenas um sentido de trânsito rodoviário e um passeio (corredor pedonal que ligará as Escolas às Piscinas).
TROÇO DA RUA DAS ESCOLAS QUE LIGA AS ESCOLAS À N246-1
Situação existente:
O troço da Rua das Escolas que faz a ligação à N246-1 possui dois sentidos, possui passeios, largura variável de faixa de rodagem de 4,5 a 6,00m e extensão de 250m.
Proposta:
Com a intervenção, pretende-se reduzir a faixa de rodagem, criando apenas um sentido para os veículos, promovendo o aumento da largura dos passeios e, consequentemente, a sua utilização em detrimento do automóvel.
Nos perfis longitudinais serão estabelecidos trainéis com a inclinação adequada para se adaptar às condições de modelação dos arruamentos existentes, garantindo boas condições de circulação.
Os entroncamentos existentes serão mantidos, no entanto, serão adequados, de forma a permitir a continuidade do corredor pedonal.