Abertura da 3ª edição do Periferias na fronteira de Galegos
Atualizado em 14/08/2015Atualizado em 14/08/2015
A exibição do documentário “Mulheres da Raia”, da realizadora Diana Gonçalves, nas instalações do antigo posto da fronteira de Galegos, dia 27 de Agosto, assinala o início da terceira edição do Festival Internacional de Cinema de Marvão/Valencia de Alcántara.
O edifício, uma obra do arquiteto Cassiano Branco, onde durante largos anos se procedeu ao controle alfandegário entre Portugal e Espanha, abre as suas portas propositadamente para este evento dedicado ao cinema de autor e às culturas rurais e periféricas, que decorre entre os dias 27 e 30 do corrente mês.
A terceira edição do Periferias, com sessões agendadas para vários pontos do concelho, constitui um momento importante na consolidação do Festival, apostado em criar um público de cinema numa região de fronteira. Pela primeira vez, o programa integra a localidade vizinha de Valencia de Alcántara, assumindo uma vertente de cooperação transfronteiriça que se pretende reforçar progressivamente.
O programa do Periferias apresenta, ainda, um conjunto de atividades paralelas, onde se incluem exposições de pintura e fotografia, uma feira de artesãos e produtores locais (“Sábado Vivo”, na Portagem), palestras e espetáculos de música e animação de rua.
A terceira edição do Periferias volta a contar com o apoio do Município de Marvão, ao qual se juntam apoios da CCDR Alentejo, Euroregiões EUROACE e EUROAAA. Para a concretização do evento contribuíram, igualmente, as parcerias estabelecidas com o Ayuntamiento de Valencia de Alcántara e o Festival de Cinema Africano de Córdoba (Espanha).