Ação de demonstração de descasque de Acacia dealbata junto ao rio Sever
Atualizado em 10/05/2024Atualizado em 10/05/2024
O projeto Life Alnus Taejo realizou, através dos parceiros da Universidade de Évora e EcoSalix – Sistemas Ecológicos de Engenharia Natural, e com o apoio do Município de Marvão, uma ação de demonstração de descasque de Acacia dealbata (mimosa) junto ao rio Sever, em São Salvador da Aramenha.
A ação de demonstração, que contou com participação de vigilantes da natureza do ICNF, equipa de sapadores florestais da autarquia e funcionários das Freguesias do concelho, iniciou-se com uma introdução ao objetivos e trabalhos realizados no âmbito do projeto, seguida de uma demonstração prática da técnica de descasque de Acacia delbata.
Posteriormente, no âmbito do Life Alnus Taejo, foram formalizados vários acordos de colaboração entre proprietários, Universidade de Évora e EcoSalix, com o objetivo de replicar os conceitos e técnicas deste projeto no terreno.
O projeto Life Alnus Taejo visa proteger, conservar, melhorar e restaurar rios e ribeiras com galerias ripícolas, dominadas por amieiros (florestas aluviais ou bosques ripícolas), habitat considerado prioritário pela Diretiva Habitats da União Europeia, que albergam uma elevada biodiversidade e influenciam a qualidade da água e os seus ecossistemas.
A equipa do projeto vai trabalhar na restauração de florestas aluviais em 432 hectares, ao longo de 512 km de rios, e irá promover ações de regeneração natural destes ecossistemas fluviais para promover a conectividade ecológica.
Desde setembro de 2021, já foi efetuada a caraterização ecológica de 512 km de cursos de água, dos quais, cerca de 150 km estão localizados em Portugal. No seguimento da caraterização e cartografia, foram delimitadas as áreas de atuação onde se incluem alguns quilómetros do rio Sever, próximos de Marvão e São Salvador da Aramenha.