Aprovado cofinanciamento do Alentejo 2020 para a Escola da Portagem
Atualizado em 30/06/2021Atualizado em 30/06/2021
O Município de Marvão já não terá que recorrer a empréstimo bancário (abertura de crédito) para a requalificação e ampliação da Escola Básica de Ammaia, na Portagem (maior parte do empréstimo), assim como para as obras de requalificação do edifício do Grupo Desportivo Arenense, já em andamento, e do Corredor Pedonal do Eixo Nascente Poente da Portagem.
O empréstimo, submetido a Tribunal de Contas, acabou por não ser necessário uma vez que a autarquia conseguiu ver aprovado o financiamento, ao abrigo do Alentejo 2020, para esta obra.
Com esta deliberação, o Município evita, assim, o aumento do endividamento da autarquia, uma das maiores preocupações assumidas por este executivo.
O contrato de adjudicação deste projeto foi assinado no início deste ano, entre o Município de Marvão e a empresa Damião & Belo, no valor total de 2.861.437,18 euros. A empreitada tem, como objetivo, tornar a Escola da Portagem mais funcional, ao nível do conforto, acessibilidade, mobilidade e segurança.
A obra prevê a construção de salas adaptadas, ao nível de material didático e de equipamento, bem como de um elevador que irá servir o edifício de dois pisos.
Após a conclusão da obra, a Escola ficará dotada de um pavilhão gimnodesportivo, com todas as condições para a prática desportiva, uma bancada, zona de balneários masculino e feminino, instalações sanitárias, uma sala especializada e sala de professores.
Está ainda prevista a implementação de novo equipamento, como bancos, mesas, bebedouros e novas vias pedonais de articulação, para além da criação de um lugar de estacionamento para autocarros contíguo à via pública.