Casa da Cultura de Marvão recebeu reunião do projeto RAMSAT
Atualizado em 22/06/2022Atualizado em 22/06/2022
A Casa da Cultura de Marvão recebeu, esta manhã, a reunião que assinala o final da primeira fase do projeto RAMSAT, na qual todos os parceiros desenvolveram os planos de ação que fornecem pormenores sobre a forma como os ensinamentos retirados da cooperação serão implementados em cada uma das regiões.
O projeto RAMSAT – Revitalizing Remote And Mountainous Areas through Sustainable Alternative Tourism (Revitalização de Áreas Remotas e Montanhosas através do Turismo Alternativo Sustentável), liderado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), surge como resposta à necessidade urgente de incentivar políticas regionais para o uso sustentável dos recursos, quer ao nível do património natural e cultural, quer ao nível do turismo alternativo.
Através do intercâmbio de boas práticas e conhecimentos entre as regiões parceiras, o projeto RAMSAT promove a melhoria das políticas regionais e locais que visam o desenvolvimento, ao nível do turismo nas áreas alvo, para garantir o uso sustentável dos recursos naturais, do património cultural e promover uma gestão mais eficaz.
No decurso do projeto, os parceiros organizaram vários eventos de disseminação regional, tendo cada parceiro identificado boas práticas na sua região e que podem ser replicadas em outros locais.
Foram compiladas, até à data, 35 boas práticas, tendo 16 destas sido aprovadas e publicadas com sucesso na policy learning platform. Os decisores políticos de toda a Europa podem agora consultar estas boas práticas.
Atualmente, e no final da primeira fase do projeto RAMSAT, os parceiros desenvolveram os seus planos de ação que fornecem pormenores sobre a forma como os ensinamentos retirados da cooperação serão implementados a fim de melhorar o instrumento político abordado em cada uma das regiões.
Todos os planos de ação desenvolvidos pelos parceiros foram aprovados e o projeto vai entrar na segunda fase, totalmente dedicada à implementação destes planos nas regiões parceiras.
Mais informação em: https://projects2014-2020.interregeurope.eu/ramsat/