Concelho de Marvão com risco de incêndio florestal muito elevado
Atualizado em 10/06/2022Atualizado em 10/06/2022
De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a continuação de tempo quente e seco para os próximos dias (a prolongar-se previsivelmente até 18 de junho), baixa humidade relativa do ar e possibilidade de ocorrência de trovoadas secas.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Marvão recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes, face ao risco muito elevado de incêndio florestal, nomeadamente, com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor.
É proibido o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, bem como nos caminhos florestais e rurais e noutras vias que os atravessem, com exceção do acesso, circulação e permanência de residentes permanentes ou temporários e de pessoas que ali exerçam atividade profissional.
A realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração está igualmente proibida, assim como a execução de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção de ações associadas a situações de combate a incêndios rurais.
Esta situação de alerta implica ainda a proibição de realização de trabalhos em espaços rurais com recurso a moto roçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal, assim como a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos.